DETERMINAÇÃO, RIGOR E TRANSPARÊNCIA

Foto Leonel Gouveia

No desempenho das funções de que fui investido, procurei, num verdadeiro trabalho de equipa com todos os membros do executivo,  dar corpo aqueles que foram os nossos compromissos para com os Santacombadenses.

A verdade é que continua a existir uma distância enorme entre o que aspirámos para Santa Comba Dão, a dura realidade e a simpática imagem virtual, isto é, o modo como alguns insistem em interpretar a situação atual do concelho.

A nossa atuação na gestão municipal continua a ter por base três princípios fundamentais, no sentido de credibilizar a gestão do município perante as Instituições e os cidadãos: Determinação, rigor e transparência.
É isso que os Santacombadenses exigem de nós, pois foi por isso e para isso que nos elegeram. Assumimos com determinação esse desafio, "Por Santa Comba Dão".

Temos uma equipa competente, coesa e determinada. Mas a tarefa é hercúlea e exige a participação de todos, de todos sem excepção.
Contamos naturalmente com todos os eleitos, ao nível da Assembleia Municipal e de cada uma das Juntas de Freguesia para, em conjunto, e de mãos dadas, darmos o nosso melhor pelo desenvolvimento do nosso concelho.

Neste desígnio, contamos também com a dedicação dos funcionários municipais, tantas vezes já demonstrada, os quais queremos motivados, de modo a sentirem que o esforço individual de cada um é determinante para ultrapassar a difícil crise em que se encontra o município.
Contamos também com os comerciantes e os empresários para, em conjunto, encontrarmos os melhores caminhos no sentido de promovermos o desenvolvimento económico do concelho.

Necessitamos do envolvimento de todas as Instituições, de todas as associações, cuja ação é da maior importância na valorização das pessoas. Vemos o associativismo como pilar do desenvolvimento social e cultural e é nesse sentido que procuramos trabalhar.

Contamos naturalmente com todos os Santacombadenses, com a sua compreensão para algumas medidas mais duras e menos simpáticas que o momento atual exige de nós, mas sobretudo com o seu envolvimento na construção de um concelho melhor.

Estamos a implementar soluções para a alavancagem do concelho.

Os santacombadenses já mostraram em muitas ocasiões ser capazes de, sem grandes recursos financeiros, realizar atividades de grande relevância para a projeção do nosso concelho.

Os Santacombadenses já mostraram ser verdadeiros empreendedores nas mais variadas áreas da vida municipal.

Às vezes apenas é necessário motivar, incentivar, ajudar a vencer pequenos obstáculos burocráticos, informar sobre recursos disponíveis, dar uma pequena ajuda no âmbito da logística, estabelecer elos, estender pontes, captar investidores… Esse será um dos importantes contributos que a autarquia poderá dar no âmbito:

Do desenvolvimento das micro e pequenas empresas;

Do empreendedorismo, em particular o empreendedorismo jovem;

Do comércio local;

Do desenvolvimento do nosso turismo, da nossa cultura, promovendo iniciativas e eventos que atraiam gente de fora, que dinamizem a economia local, envolvendo todas as nossas Associações;

Do apoio efetivo às nossas IPSS;

Prometemos rigor e muito trabalho e, com o apoio de todos os santacombadenses, acreditamos que é possível ultrapassar os momentos mais difíceis e construir as bases para um futuro melhor para Santa Comba Dão e para os Santacombadenses.

Leonel Gouveia
Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão