A+ A A-

ECOPISTA DO DÃO

Os Municípios de Santa Comba Dão, Tondela e Viseu, a Associação de Municípios da Região Dão Lafões e a Refer, recuperaram o ramal ferroviário, desativado, e consequente transformação em Ecopista para bicicletas e Passeio Pedestre, um projeto que ronda os cinco milhões de euros e cuja comparticipação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) atinge os 85%.

 

A Linha do Dão ligava a Linha da Beira Alta – na Estação de Santa Comba Dão no Vimieiro  – à cidade de Viseu, numa extensão de cerca de 49 quilómetros. 

Esta Linha, inaugurada a 25 de Novembro de 1890, foi a primeira via-férrea a chegar a Viseu, muitos anos antes da Linha do Vouga. Em Agosto de 1972 foi encerrado o serviço de mercadorias, seguindo-se a 25 de Setembro de 1988 o encerramento do restante serviço ferroviário da Linha do Dão.

 

A Ecopista do Dão tem uma extensão de 52 quilómetros e faz ainda a ligação à ecopista já existente em Viseu com cerca de 8 quilómetros. Para que esta pista fosse o mais segura possível para os seus utentes, a antiga linha de comboio foi substituída por um pavimento betuminoso que se encontra pintado com três cores que delimitam os concelhos que a abrangem: azul em Santa Comba Dão, verde em Tondela e vermelho em Viseu.

 

O projecto da Ecopista do Dão prevê, a construção, ao longo do percurso, de parques de campismo, zonas de merendas, praças multifuncionais e percursos interpretativos de várias espécies de árvores e plantas.

 

A requalificação das antigas estações dos Comboios de Portugal (CP) de Figueiró, Torredeita, Farminhão (Viseu), Parada de Gonta, Sabugosa, Tonda (Tondela) e Treixedo (Santa Comba Dão) também estava incluída no projeto, sendo que algumas delas foram convertidas em balneários. Ao lado das estações foram construídos parques de estacionamento para que os utilizadores da ecopista possam deixar as suas viaturas.

 

O troço da ecopista referente ao concelho de Santa Comba Dão tem como pontos iniciais/finais Nagozela, nos limites com o concelho de Tondela, atravessando a Póvoa de João Dias e o Rio Dão, junto ao Granjal, e a Estação do Vimieiro numa extensão de 9 quilómetros.

 

É possível apanhar a Ecopista junto da Estação do Vimieiro, na Póvoa de João Dias, em Treixedo, e, ainda, em Nagozela, embora os acessos não estejam ainda concluídos. No entanto, existem placas indicativas, em Nagozela e no Vimieiro, do início da Ecopista e, ao longo do percurso, praças multifuncionais e zonas de descanso para os utilizadores, para além de placas identificativas das distâncias percorridas entre os diversos pontos de acesso.

 

Na Póvoa de João Dias foram, igualmente, colocadas placas indicando a duração do percurso até à estação do Vimieiro e em direção a Tondela.

 

 

 

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt