Bastonário da Ordem dos Advogados recebido nos Paços do Município de Santa Comba Dão

DSC 0038O bastonário da Ordem dos Advogados (OA),  Guilherme Figueiredo visitou, a 8 de outubro,  Santa Comba Dão, no âmbito da iniciativa Bastonato de Proximidade.

O bastonário e respetiva comitiva, composta, entre outros, por advogados de Santa Comba Dão e dos concelhos limítrofes  de Mortágua e Carregal do Sal, foram recebidos nos Paços do Município pelo presidente da Câmara, para uma sessão de apresentação de cumprimentos.

Leonel Gouveia felicitou Guilherme Figueiredo pelo Bastonato de Proximidade, uma iniciativa que o autarca considerou determinante para um conhecimento mais próximo da realidade vivida pelos advogados nos diferentes concelhos do país, bem como para as especificidades do dia-a-dia dos tribunais nacionais.

Nas breves palavras, dirigidas ao bastonário e comitiva, o autarca salientou  o facto do Tribunal de Santa Comba Dão ter recuperado, em 2016, algumas das suas competências, nomeadamente a de Família e Menores, que havia perdido em consequência da reorganização do mapa judiciário, implementada, pelo anterior Governo, em 2014. Para o autarca, esta inversão da tendência centralista foi uma vitória para as populações dos concelhos de Santa Comba Dão, Mortágua e Carregal do Sal, permitindo aos cidadãos o acesso a uma melhor justiça. Para Leonel Gouveia, tratou-se de uma justa medida de reposição,que atenuou, substancialmente, o peso da justiça na gestão financeira das famílias e instituições.

Depois da receção na Câmara Municipal, a agenda da deslocação contemplou a visita às recentes obras de requalificação do Tribunal de Santa Comba Dão, que o Município tem vindo a apoiar tecnicamente, com a elaboração de projetos de especialidades, peritagens e acompanhamento dos trabalhos. Do programa constou ainda a apresentação de cumprimentos ao juiz presidente da comarca, procurador coordenador e magistrados, bem como uma homenagem, a título póstumo, a Viriato Matos, que foi o primeiro Delegado local da Ordem dos Advogados.

A agenda da deslocação prosseguiu com uma reunião com os  advogados de Santa Comba Dão, Carregal do Sal e Mortágua, no Tribunal Judicial, seguida de um momento de convívio e confraternização.