Domingo, 9 de dezembro, às 16h00, na Casa da Cultura: Santa Comba Dão recebe apresentação do livro "A Queda de Salazar - O Princípio do Fim da Ditadura"

Apresentação do livro "A Queda de Salazar - O Princípio do Fim da Ditadura"Este domingo, 9 de dezembro, a Casa da Cultura de Santa Comba Dão recebe, pelas 16H00, uma sessão de apresentação da obra "A Queda de Salazar - O Princípio do Fim da Ditadura", que vai contar com a presença do historiador Fernando Rosas e dos autores, os jornalistas  José Pedro Castanheira, António Caeiro e Natal Vaz.

Promovida pelo Município de Santa Comba Dão, a iniciativa vai, decerto,  propiciar uma interessante partilha sobre os derradeiros momentos da ditadura, alavancados no episódio que marcou o princípio do fim  - a queda de Salazar da cadeira, no Forte de Santo António da Barra, no Estoril. Assente num profundo trabalho de investigação, a  obra retrata Salazar como "um ditador singular, que defendeu um império do Minho a Timor mas nunca visitou nenhuma colónia, só saiu do país para se encontrar com Franco em Espanha e andou uma única vez de avião para ir ao Porto". A obra "descreve também o Portugal triste e pobre daquela época (...), revelando episódios até agora desconhecidos sobre a governação de Salazar e a sua vida".

Personalidade incontornável e determinante para a história do país,  António de Oliveira Salazar volta, assim, a estar em destaque em  Santa Comba Dão,  terra onde nasceu e onde está sepultado. E é, precisamente, o legado patrimonial, associado às raízes de Salazar no concelho, que está na origem do projeto de construção do Centro Interpretativo do Estado Novo (CIEN), a instalar na Escola Cantina Salazar.  O arranque das obras está agendado já para o próximo ano e a autarquia adquiriu, recentemente, todas as propriedades do estadista na localidade do Vimieiro, o que vai permitir criar pólos visitáveis no contexto do CIEN, um equipamento que tem, fundamentalmente, objetivos de natureza histórica, educativa, cultural e turística.