Santa Comba Dão | A Melodia da Paisagem

Senhora da Ribeira Venha sentir Santa Comba Dão! Sentir o compasso dos rios Dão, Mondego e Criz, que marcam a melodia da paisagem. Deixe-se levar pelas ruas e pedras que fazem  o património, pela floresta, pelas aldeias com história, pelas margens ribeirinhas que convidam ao mergulho, ao descanso e ao lazer.

Convidamo-lo  a contemplar as majestosas serras que nos envolvem, a arrepiar-se com a neve no topo da serra da Estrela, a desenhar os contornos da serra da Lousã e a desejar o Caramulo. Cá em baixo, as albufeiras prendem o olhar. Na zona fluvial da Senhora da Ribeira deixe-se levar pelas sensações, estenda a toalha e ouça. Sinta a natureza, a paz, o momento!

Em NagozelaZona Fluvial da Pena, a zona fluvial da Pena tira o fôlego a cada novo explorador. Um segredo bem guardado, que continua a surpreender pela beleza e paz. Para apanhar sol, para nadar ou simplesmente para descansar... Mesmo ao lado, a Ecopista do Dão. Percorrê-la a a pé, de bicicleta ou a correr é uma experiência única. Vistas magníficas cativam o visitante a cada curva do caminho, que revela recantos povoados por castanheiros, carvalhos e sobreiros, campos cultivados e pequenos povoados distribuídos harmoniosamente por uma paisagem dominada pela albufeira da Aguieira.

O convite é também para respirar a paz , a harmonia,  a vida destas gentes que fazem o dia-a-dia desta terra boa, desta terra com uma localização privilegiada, desta terra para sentir e ser feliz. Com percursos e trilhos aprazíveis distribuídos por todo o concelho, o clima convida à vida ao ar livre, ao (re)encontro da família e dos amigos, à construção da felicidade.

Mais sobre:

- Zona balnear da Senhora da Ribeira

- O rio no Granjal

- Zona Fluvial da Pena

- Ecopista do Dão

Visitas: 95

Zona balnear da Senhora da Ribeira

Zona balnear da Senhora da RibeiraEscolha de excelência para um dia de lazer, a Senhora da Ribeira, na freguesia de Pinheiro de Ázere, é um dos principais pontos de atração turística do concelho de Santa Comba Dão.

Com boas condições e estruturas de apoio ao visitante, a Senhora da Ribeira é o local ideal para descansar, nadar ou simplesmente contemplar a natureza circundante. Habitualmente é palco de diversas competições desportivas, constituindo também cenário para manifestações artísticas, culturais e de confraternização social.

Numa zona mais elevada às margens deste belo espelho de água criado com a construção da barragem da Aguieira, situa-se a Capela da Senhora da Ribeira. O templo corresponde a um testemunho arquitetónico e intemporal da antiga povoação submersa com a construção da Barragem, tendo sido trasladado, pedra a pedra, para  local mais elevado.

Qualidade de Ouro

Em 2019, a Quercus atribuiu, pelo segundo ano consecutivo, à zona balnear da Senhora da Ribeira, a classificação de "Qualidade de Ouro". Foi uma excelente notícia para o concelho, que viu assim reconhecida a qualidade da água desta zona fluvial de eleição.

Visitas: 69

O rio no Granjal

ZonaFluvialGranjalBanhada pelo rio Dão, a aldeia do Granjal é marcada por uma relação profunda com este curso fluvial. Da paisagem destaca-se o impressionante espelho de água, as pedras de granito e os medronheiros, que abundam na localidade. Pelo Granjal passa também a ecopista do Dão, que proporciona uma vista privilegiada para os encantos do rio. Uma antiga ponte de caminhos de ferro, agora convertida em passagem pedonal e ciclável, é agora um ponto de observação de excelência, oferecendo uma vista surpreendente do rio, das margens e das imponentes pedras de granito que marcam a paisagem.

Visitas: 56

Zona Fluvial da Pena

Zona Fluvial da PenaEm Nagozela, a zona fluvial da Pena tira o fôlego a cada novo explorador. Um segredo bem guardado, que continua a surpreender pela beleza e paz. Formada numa curva do rio Dão, de um dos lados é constituída por “penedias trabalhadas pelas águas quando aqui passavam revoltosas e, no outro, por uma zona de espelho de água, em frente a uma encosta em penhascos"*. Para apanhar sol,  nadar ou simplesmente descansar... mesmo ao lado da Ecopista do Dão.

*António Neves da Associação de Estudos do Baixo Dão

Visitas: 60

formação rascunho

Em baixo, encontra ligação para o iniciativas formativas e outras ações de interesse para os empresários da região, promovidas pela Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV) ou realizadas em parceria com esta associação.

- Workshop Ferramentas de Financiamento - Finance Events for Growth

- Gestão do Tempo e Organização do Trabalho

2 e 4 de março

Pode encontrar mais informação sobre iniciativas formativas e outras de interesse para os empresários no site da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV).

Atualizado em 05-05-2020

Visitas: 28